Nome científico:

Delichon urbicum Linnaeus, 1758 

Nome comum:
Andorinha-dos-beirais
Família:
Hirundinidae
Autóctone

Mede aproximadamente 14 cm de comprimento. Os adultos são bicolores, apresentando um grande contraste de cores entre o dorso e a cabeça preta com reflexos azulados e o uropígio e o ventre, totalmente brancos. Tem uma cauda preta moderadamente bifurcada. O bico é totalmente preto, fino e curto. Os juvenis têm a garganta e a parte superior do peito manchadas de cinzento-acastanhado e sem reflexos azuis nas partes superiores.

Habitat/Ecologia

Encontra-se em vilas e cidades, em espaços abertos, mas também em áreas agrícolas, orlas de florestas e zonas húmidas.  É uma espécie gregária, que constroi o ninho com lama em estruturas construídas pelo ser humano, como casas, ou pontes. Alimentam-se capturando em voo: afídeos, dípteros e outros insetos voadores de pequena dimensão.

 

Período mais favorável à observação

Espécie migradora estival, abundante em Portugal. A sua observação é mais fácil de fevereiro, quando a maior parte vem para Portugal, até outubro quando saem do território.  

 

Ocorrência

Ocorre de norte a sul de Portugal.

 

Utilizações e curiosidades

Sente-se confortável perto do Homem.

Powered by eZ Publish™ CMS Open Source Web Content Management. Copyright © 1999-2012 eZ Systems AS (except where otherwise noted). All rights reserved.